Receitas
Temperar as sobrecoxas com páprica, sal e pimenta. Triturar.
Sobre um saco plástico abrir a carne de frango moída.
Pincelar a mostarda.
Colocar, na parte de dentro e no centro, a cenoura, a cebola, o pimentão e o queijo. E enrolar.
Na parte externa, colocar o bacon. Enrolar e fechar com ajuda de palito de dente ou barbante. A pele e o bacon ajudam na hora de fechar.
Dispor em uma forma refratária.
Assar em forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos.
Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e doure alguns pedaços de frango por vez – se colocar tudo de uma vez, vai cozinhar no próprio vapor; o resultado seria uma carne ressecada e pálida em vez de pedaços dourados e suculentos. Com uma pinça, vire cada pedaço para dourar de todos os lados. No total, você precisa temperar com 1 colher (sopa) de sal. (Dica: separe numa tigela e vá usando à medida que vira os pedaços.) Transfira para uma tigela e repita o procedimento com o restante.
Mantenha a panela em fogo médio, adicione a cebola e refogue por cerca de 2 minutos, até dourar (caso tenha formado muita gordura do frango, antes de refogar a cebola, retire um pouco com uma colher e descarte).
Quando a cebola dourar, junte o colorau, a páprica, o cominho e 1 colher (chá) de sal. Misture bem. Acrescente o alho e mexa por apenas 1 minuto. Junte a folha de louro.
Junte ao refogado 3 xícaras (chá) de água e o caldo do limão. Misture com uma espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao preparo. Aumente o fogo para alto.
Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo, junte o arroz e o frango dourado na panela. Misture rapidamente e deixe cozinhar por 10 minutos, com a tampa entreaberta.
Após o cozimento inicial do arroz (10 minutos), junte o milho e misture. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, ou até a água secar.
Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos para o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor.
Na hora de servir, misture cebolinha na galinhada. Regue com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Para fazer os paillards: sobre a tábua, coloque um pedaço de filme, disponha 1 sassami no centro e cubra com outro pedaço de filme (ou use um saco plástico para alimentos; coloque o pedaço dentro do saco). Com a parte mais gordinha da palma da mão (ou com um batedor de carnes), bata e, ao mesmo tempo, empurre a carne do centro para as laterais - o objetivo é deixar o paillard bem fininho. Cuidado: se bater forte demais a carne pode romper.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo; bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Num prato raso, coloque a farinha de rosca, em outro coloque a farinha de trigo e tempere com uma pitada de sal. Forre uma travessa com papel-toalha.
Numa frigideira de borda alta, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Para saber a temperatura certa para fritar: coloque um palito de fósforo; quando acender é sinal de que está no ponto certo.
Enquanto o óleo aquece, empane alguns paillards de cada vez: tempere com sal e pimenta a gosto; passe cada paillard pela farinha de trigo e bata com as mãos para retirar o excesso; passe os sassamis pelo ovo batido e deixe escorrer bem o excesso; passe pela farinha de rosca e pressione com a mão para cobrir bem toda a superfície.
Com cuidado, coloque 3 paillards para fritar de cada vez. Deixe cerca de 2 minutos até dourar e só então, com cuidado, vire com a escumadeira (ou pinça) para dourar o outro lado. Transfira para a travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante.
Limpe os miúdos, retirando o nervo da moela
Cozinhe os miúdos separadamente na panela de pressão
Depois de cozidos, pique os miúdos em pedaços bem pequenos
Em uma frigideira com azeite, doure a cebola
Adicione o coração e a moela e frite até dourar
Adicione a manteiga e a farinha de milho flocada
Misture com o fogo ainda ligado até a farinha dourar
Adicione a salsinha fresca e a pimenta-do-reino a gosto
Ajuste o sal caso necessário
Em uma panela adicione um fio de azeite a linguiça picada em rodelas, frite até dourar
Reserve a linguiça em outro refratário e adicione na mesma panela o bacon, frite e reserve
Adicione na panela o frango, frite e reserve
Na mesma panela que você fritou as carnes, adicione a cebola e em seguida o alho
Com a cebola e o alho dourados, adicione o milho, o frango, o bacon e a linguiça. Misture bem
Adicione a páprica, o açafrão e uma pitada de sal
Adicione o arroz, misture bem e adicione a água já quente
Deixei ferver em fogo alto com a tampa fechada
Quando o arroz cozinhar, deixe o fogo baixo e adicione o requeijão, o palmito e o tomate
Misture bem e desligue o fogo
Coloque as fatias do queijo em cima do arroz e feche a tampa para o queijo derreter
Depois que o queijo derreter, adicione o cheiro-verde e pode servir
Descasque o alho e bata num pilão com uma pitada de sal até formar uma pastinha. Transfira para uma tigela e junte a maionese, o queijo parmesão, o caldo de limão e a água. Misture bem com uma espátula — se preferir um molho mais fluido acrescente mais água. Atenção: o parmesão é bem salgados, não é preciso temperar com sal.
Numa tigela grande, rasgue as folhas de alface grosseiramente. Junte o frango, regue com o molho e misture bem. Sirva a seguir com os croutons.
Montagem:
todo o frango desfiado
2 cenouras
1 maçã verde
½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
½ xícara (chá) de maionese
⅔ de xícara (chá) de iogurte natural (170 g)
½ xícara (chá) de nozes tostadas e picadas
caldo de 1 limão
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora